Início Plantão Brasil Viagem de carro cresce na preferência do brasileiro

Viagem de carro cresce na preferência do brasileiro

 O avião ainda será o meio de transporte mais utilizado pelos brasileiros que pretendem viajar até dezembro deste ano. Mais de 59% das pessoas entrevistadas na Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, em junho, terão os aeroportos como ponto de partida para as viagens dos próximos seis meses.

 

 

Apesar de ainda ser o meio de deslocamento preferido dos entrevistados, o percentual de pessoas que pretende viajar de avião vem oscilando dentro da margem de erro, diminuindo desde abril, quando as sinalizações positivas chegaram a 62%. Em maio foi de 61%. Como consequência, aumentou gradativamente, no mesmo período, a intenção de viagens de automóvel. De 20,4%, em abril, para 24,9% em junho.

 

 

“A inclusão de novas famílias com renda de até R$ 2,1 mil fez crescer a intenção de viagem de carro”, avalia o diretor de Estudos e Pesquisas do MTur, José Francisco Lopes. O transporte coletivo será utilizado por 13,7% dos brasileiros que pretendem viajar até o final do ano.

 

 

A sondagem é realizada mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nas seis maiores regiões metropolitanas do país: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A pesquisa avalia a intenção de viagem no horizonte de seis meses com recortes de renda familiar, gênero, meio de transporte, destino, meio de hospedagem e acompanhante na viagem.

 

 

Dos 2,1 mil entrevistados em junho, 30,8% manifestaram intenção de viajar até dezembro. Destes, 71,8% pretendem ir para algum destino dentro do país e 26,8% para o exterior.

 

Ministério do Turismo