Início Plantão Rio Vice-governador Pezão entrega 306 viaturas a 19 municípios do Rio

Vice-governador Pezão entrega 306 viaturas a 19 municípios do Rio

 

Policia Militar | foto de Photopin

O Governo do Estado entregou um lote de 306 viaturas seminovas (238 Gols e 68 Blazers) que pertenciam à Polícia Militar para 19 municípios das regiões dos Lagos (120 carros), Metropolitana Leste (136) e Norte Fluminense (50), em evento realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap, Zona Oeste do Rio, que contou com a presença do vice-governador e coordenador executivo de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão. As viaturas, que serão utilizadas pelas guardas e defesas civis municipais, são equipadas com giroscópio e sirene e foram caracterizadas com adesivos.

 

Iniciada em 3 de janeiro deste ano, com a entrega de 88 viaturas para as prefeituras de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, a doação se encerrará, no próximo dia 25, também em Sulacap, com a entrega do quinto e último lote, num total de 308 veículos (236 Gols e 72 Blazers), para 15 municípios da Baixada Fluminense e do Norte Fluminense, além de seis Gols para a Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa). Na mesma solenidade, o Governo do Estado realizará a solenidade de formatura de mais 492 novos policiais militares pela Escola de Formação de Praças.

 

Pezão entregou as chaves para os prefeitos e representantes das prefeituras de Armação de Búzios (9 Gols e 2 Blazers), Arraial do Cabo (10 e 2), Casimiro de Abreu (9 e 2), Cabo Frio (13 e 4), Iguaba Grande (9 e 2), Rio das Ostras (13 e 4), São Pedro da Aldeia (13 e 4) e Saquarema (18 e 6), na Região dos Lagos; de Cachoeiras de Macacu (13 Gols e 4 Blazers), Itaboraí (18 e 6), Maricá (13 e 4), Rio Bonito (13 e 4), São Gonçalo (28 e 11), Silva Jardim (9 e 2) e Tanguá (9 e 2), na Região Metropolitana Leste; e de Carapebus (10 Gols e 2 Blazers), São Fidélis (10 e 2), Quissamã (10 e 2) e São Francisco de Itabapoana (11 e 3), na Região Norte Fluminense.  

 

– Antes, as prefeituras recebiam do estado ônibus velhos e, às vezes, veículos igualmente velhos. Hoje, entregamos viaturas como essas, todas novas, para equipar as guardas e defesas civis municipais. Isso é a prova de que valorizamos as prefeituras doando carros praticamente zerados que estão sendo muito úteis para quem já os recebeu. Agora mesmo, no começo das chuvas, em fevereiro, esses carros ajudaram muito a Defesa Civil dos municípios e têm ajudado muito também a área ambiental – ressaltou Pezão.

 

A prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, disse que se sentia agradecida ao Governo do Estado por receber as chaves das 39 viaturas doadas para a cidade, a segunda mais populosa, com mais de 1,2 milhão de habitantes, e uma das mais pobres do Estado do Rio.

 

– É algo especial para a nossa cidade que tem muita carência. Esses veículos vão ajudar a todos os municípios, mas especialmente a São Gonçalo. Não são carros que estão caindo aos pedaços. Por isso, são muito bem-vindos – elogiou a prefeita.

 

Ao todo, até agora, as guardas e defesas civis municipais fluminenses já receberam 1.139 viaturas. O plano é entregar os 1.478 veículos que resultaram da última renovação da frota da PM.

 

Os carros atuais da PM são equipados com computador de bordo e ar-condicionado. A doação faz parte de um processo de renovação da frota da PM, que começou há três anos com a substituição dos carros antigos, cuja manutenção era feita pelos próprios batalhões. O problema deixou de existir com a troca dessas viaturas por novas e a com a terceirização da manutenção. Os carros da primeira troca da frota da PM são os que hoje estão sendo doados às guardas e defesas civis municipais.

 

Também estavam presentes no evento o comandante-geral da PM, coronel Erir Costa Filho, e o chefe do Estado-Maior, coronel Robson Rodrigues, entre outros convidados.

 

Fonte: Governo do Estado