Início Plantão Rio Vila Olímpica da Gamboa recebe I jogos abertos da região portuária

Vila Olímpica da Gamboa recebe I jogos abertos da região portuária

 

 

A Corrida e Caminhada Comunitária, realizada na manhã deste sábado (5/5), deram início às atividades do I Jogos Abertos da Região Portuária – Morro Pelo Esporte, promovido pelo Programa Territórios da Paz, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O evento, que se estendeu por todo o dia, segue até 12 de maio.

 

Os Jogos reúnem as equipes organizadas dos Morros da Providência, do Pinto e da Conceição e têm competições de atletismo, basquete, futsal, futebol de campo, handebol, artes marciais (judô e capoeira) e jogos populares, como queimado, pique-bandeirinha e cabo de guerra. Os jogos preveem também debates sobre como o esporte pode ser uma estratégia de acesso à educação e como as favelas podem se integrar aos megaeventos esportivos e se beneficiar de seus legados.

 

– A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 marcam uma virada na história do Rio de Janeiro, uma vez que ambos os eventos interferem nas transformações urbanas, políticas e sociais da cidade. Os Jogos Abertos da Região Portuária representam mais uma maneira de integrar a ação das instituições e os moradores do território e promover debates como estratégia para repensar as formas de inserção e de acesso aos direitos de cidadania e cidade. O evento foi pensado também para descobrir e dar visibilidade aos talentos da região, além de estimular a prática esportiva e os hábitos saudáveis – explicou a gestora social da Providência, Jocelene Ignácio.

 

A Corrida e Caminhada Comunitária teve início às 8h30, e contou com a participação de cerca de 200 pessoas, que percorreram mais de três quilômetros. Todos os atletas receberam medalhas de participação, terceiro e segundo lugar. Já os primeiros colocados foram premiados com um troféu.

 

Moradora da Providência, a dona de casa e estudante Francineide Soares, de 42 anos, foi a primeira colocada na corrida.

– Faço natação, hidroginástica, ginástica e terapia com capoeira aqui na Vila Olímpica, mas a corrida é uma novidade na minha vida. Foi uma surpresa ter ganhado. Gostei muito, agora quero correr sempre – disse Francineide.

Vencedor corrida masculina, o bombeiro militar Alexandre dos Santos Fernandes, de 30 anos, falou da importância do evento para a comunidade.

– A Providência foi a primeira comunidade do Rio de Janeiro, mas tinha poucos investimentos por parte dos governos. Com a chegada da Vila Olímpica da Gamboa isso começou a mudar, com incentivo à prática do esporte e a descoberta de novos talentos. Com a pacificação está ocorrendo uma melhora na estrutura da comunidade, como a realização de eventos como o de hoje – afirmou o vencedor da corrida masculina.

Com apenas 15 anos Rafael Medeiros Vieira participou da caminhada por insistência da avó e ficou feliz com o resultado de campeão na categoria masculina.

– É a minha primeira corrida e agora vou querer participar sempre. Também vou participar de outras competições aqui, já que jogo futebol – disse Rafael.

Na caminhada feminina a campeã foi Gregória Cardoso, seguida por Rosana Batista (2° lugar) e Francimeire da Silva (3º lugar). A segunda colocada da corrida feminina foi Ana Maria Valença, seguida de Sandra Silva Souza. O vice- campeão da corrida masculina foi Fábio Gomes, seguido por Paulo Roberto Brito. José de Assis foi o vice-campeão da corrida masculina, e Antônio Bispo ficou com o terceiro lugar.

 

Fonte: Governo do Rio