O forte calor, com os termômetros marcando 40º graus, não impediu que milhares de pessoas participassem, no Leblon, Zona Sul do Rio, do passeio ciclístico que deu início ao Viradão Esportivo, maratona de 33 horas de práticas esportivas envolvendo 4.500 atividades que começou neste sábado (7/11) em vários pontos da cidade.
Aberto no Rio pelo prefeito Eduardo Paes, o evento tem caráter nacional e acontece simultaneamente em 27 estados da Federação. Os secretários de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins; de Transportes, Julio Lopes, e de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva representaram o governador Sérgio Cabral na abertura da programação. Cerca de mil ciclistas participaram do passeio.
– O Viradão Esportivo é uma forma de inclusão social. Nosso foco é a família e o esporte como instrumento de valorização do ser humano, de inserção e inclusão social, abrangendo não somente o jovem ou o atleta propriamente dito. Valorizamos também as pessoas de todas as idades, como podemos bem ver aqui. Entre tantos ciclistas, alguns certamente são avós e também vemos deficientes físicos, que pedalaram da Barra da Tijuca até aqui em tempo recorde. Essa é uma grande festa da cidadania e que também é preparatória para as Olimpíadas de 2016, quando o Brasil fará bonito. A responsabilidade do Rio no sucesso dos Jogos é enorme. Temos plena consciência disto e daremos conta do recado – afirmou Márcia Lins.
A maratona esportiva abrange não somente a prática de esportes clássicos, mas uma gama de outras atividades pouco conhecidas do grande público, como beach tennis, thai chi chuan, ioga e nado sincronizado, entre mais de cem modalidades que acontecerão em instalações de associações, clubes, vilas olímpicas, escolas, forças armadas, universidades, presídios, federações e confederações.
Fonte: Governo do Rio