Início Plantão Rio Vista a Fantasia da Solidariedade

Vista a Fantasia da Solidariedade

Foi em ritmo de samba que flamenguistas e mangueirenses se reuniram nesta sexta-feira (29/1), no Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti (HemoRio), para participar da sétima edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade. A meta do principal abastecedor de sangue da rede pública de hospitais do Estado do Rio é incentivar a doação nos dias de carnaval, época em que há queda do número de voluntários. A expectativa é garantir a coleta de mil bolsas de sangue extras.
Para manter a média de 300 doações de sangue por dia, o Clube de Regatas do Flamengo e a escola de samba Estação Primeira de Mangueira convocaram um time de estrelas para participar do ato de solidariedade. Os cantores Dudu Nobre e Sandra de Sá, a ex-participante do Big Brother Brasil (BBB) Priscila Pires, integrantes de torcidas organizadas do time hexacampeão e componentes da bateria mirim da Mangueira do Amanhã fizeram questão de apoiar a nobre causa.
– Essa campanha é importante para tocar as pessoas, conscientizá-las de que um parente ou ele mesmo pode precisar de sangue um dia. Estamos vendo que os hospitais estão com deficiência de bolsas de sangue. Venho ao HemoRio há muitos anos e participo sempre da campanha rubro-negra e das ações do instituto. Fora isso, sempre mobilizo meus fãs através dos meus sites de relacionamento. Sempre dou um toque para que as pessoas doem – contou a cantora flamenguista Sandra de Sá.
– O ato de doar é muito importante porque está chegando a época de carnaval e o HemoRio precisa que todos venham doar sangue. O estoque fica sempre baixo nesse período. Por isso, estamos apoiando a causa. Os funcionários do instituto comentam que quando os artistas comparecem, os níveis aumentam. Isso é muito bom. Sangue e samba combinam – ressaltou o sambista Dudu Nobre.
A campanha do hemocentro pretende aumentar em 15% o número de doações. Para que o instituto consiga atender a demanda, seria necessária a coleta de 500 bolsas de sangue por dia. Apenas 1,8% da população fluminense doa sangue regularmente. De acordo com a chefe de atendimento do HemoRio, Naura Farias, é preciso trabalhar continuamente para educar os cidadãos. A adoção à ação de conscientização da instituição assegura a disponibilidade de bolsas suficientes para abastecer os hospitais durante a festa carnavalesca.
– A campanha Vista a Fantasia da Solidariedade começou na última terça-feira (25/1) e já constatamos um aumento de aproximadamente 30% na coleta de sangue. A mobilização da população é muito boa. Essa ação, que tem como madrinhas a apresentadora Luiza Brunet e a atriz Juliana Alves, conta com o apoio das escolas de samba. Nos dias 7 e 8 de fevereiro, teremos uma mobilização na Cinelândia para continuar a captar doadores e aumentar os estoques – explicou Naura Farias.
Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos. No dia da doação, o voluntário deve apresentar um documento oficial de identidade com foto. O doador precisa evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação e a de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Homens podem contribuir para a causa quatro vezes ao ano e mulheres, três. No entanto, o HemoRio recomenda que seja feito um intervalo de até três meses entre uma doação e outra.
O Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti (HemoRio) funciona todos os dias – inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio de Janeiro. Para mais informações, o hemocentro disponibiliza o Disque Sangue: 0800-282-0708. Através do portal de voz, os voluntários conferem os endereços e horários de atendimento dos 26 postos de coleta distribuídos pelos municípios fluminenses. Os doadores podem agendar suas doações com hora marcada.

Fonte: Governo do Rio