Início Plantão Rio Vistoria de veículos do transporte público

Vistoria de veículos do transporte público

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) começa a vistoriar a partir do dia 7 de abril os primeiros lotes dos 48 mil veículos regulamentados de seu sistema operacional: táxis, ônibus, vans, kombis do Transporte Especial Complementar (TEC), a frete, que cumpre roteiros programados e as kombis denominadas cabritinhos, que circulam em áreas de dificil acesso. Com exceção dos 31 mil táxis, que farão as vistoriais documentais (a inspeção física do veículo é realizada no Detran-RJ), nas Coordenadorias Regionais de Transportes (CRTs), os demais modais serão vistoriados, nos dias úteis, de 9 ás 17h,  no pátio da SMTR, localizado na Estrada do Guerenguê, 1630, Curicica, Jacarepaguá.
   
As resoluções do calendário de vistorias dos modais de transportes estão publicadas na edição de terça-feira, dia 30, do Diário Oficial do Municipio do Rio de Janeiro, da página 32 à 35.
 
Os veículos serão inspecionados pelo final de placa, até completar todo o calendário  na última semana de dezembro de 2010. O primeiro lote dos modais táxis, a frete (empresas e autônomos) e TEC  corresponde aos finais  de placa 00, 10, 20, 30 e 40. O calendário dos 8. 600 ônibus convencionais e especiais começa pelo final de placa zero, o mesmo acontecendo com  os 250 veículos do Transporte Complementar (cabritinhos) que  passará por duas etapas de vistoria – uma a partir do dia 7 e outra com início no dia 2 de agosto. O Transporte Escolar concluiu dia 18 de março sua segunda etapa de vistoria regulamentada, devendo prorrogar os trabalhos por mais duas semanas para atender os casos pendentes.            
  
Segundo a SMTR, os veículos, além da documentação obrigatoria de seus responsáveis, deverão ser apresentados na pista de vistoria devidamente lavados e aspirados, em pleno estado de uso e conservação. Não serão aceitas, no ato da vistoria, cópias de documentos, mesmo que autenticadas. Fica também, proibida, a plastificação dos documentos de licenciamento – Certificado de Vistoria e Cartão de Identificação de Auxiliar de Transporte (CIAT).
 
Para a abertura dos processos administrativos das vistoriais documentais, os taxistas deverão comparecer às CRTs:
   Rua do Riachuelo, 257 ( Centro)
   Av. Bartolomeu Mitre, 1297 (Leblon)
   Rua Visconde de Santa Isabel, 34 ( Vila Isabel)
   Rua Vinte e Quatro de Maio, 931 ( Méier)
   Av. Monenhor Félix 512 ( Irajá)
   Av. Ayrton Senna, 2001 ( Barra d Tijuca)
   Rua Dom Pedrito, 1 ( Campo Grande)
 

 

 

Fonte: Secretaria de transportes