No próximo dia 30 de setembro, o Instituto Vital Brazil (IVB) promoverá o “Seminário Álvaro Vital Brazil e o Instituto Vital Brazil: o Modernismo na Arquitetura da Saúde”, que acontecerá das 8h30 às 18h, em uma das mais importantes construções da Arquitetura Moderna, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), de Niterói.
O seminário será fechado a convidados e contará com a presença confirmada de grandes nomes da arquitetura e da história de todo o Brasil, como Nireu Cavalcanti, Gisele Sanglard, Renato Gama Costa, Dayse Góes, Cessa Guimarães, Jorge Castro, Paulo Brazil e Christina Monnerat. A programação do seminário inclui, ainda, as palestras “Novos Caminhos, Antigos Espaços: A Lógica do Moderno e da Saúde na Arquitetura”, com o professor, arquiteto, crítico e historiador da arquitetura da América Latina Roberto Segre; e “A Arquitetura de Álvaro Vital Brazil: Modernismo e contemporaneidade”, com o arquiteto, professor e escritor Roberto Conduru.
– Este seminário deverá atuar como unificador da mensagem institucional de r
esponsabilidade social e ambiental. Ele será um importante documento de comunicação e de registro da história da saúde e dos componentes culturais que, de alguma forma, tenham interface com a história da instituição – acredita Fábio Bitencourt, assessor especial de Arquitetura e Engenharia do IVB.
Depois do seminário, serão marcadas visitas técnicas ao prédio do instituto e oferecidas aos interessados.
Lançamento do livro – Em homenagem aos 90 anos do Instituto Vital Brazil, aos 66 anos de inauguração do prédio onde hoje funciona o instituto e ao centenário do arquiteto Álvaro Vital Brazil, filho do cientista que deu nome ao IVB e autor do projeto do edifício, às 17h será lançado no seminário o livro “Instituto Vital Brazil: um patrimônio da Arquitetura e da Saúde”, escrito pelos autores Nireu Cavalcanti, Gisele Sanglard, Renato Gama, Fábio Bitencourt, Paulo Brazil, Érico Vital Brazil e Jorge Castro.
Passando pela evolução urbana de Niterói, pela arquitetura de hospitais e laboratórios da cidade, pela história do arquiteto e da arquitetura do prédio, e pelas perspectivas futuras do instituto, a publicação pretende registrar aspectos históricos da construção e da assistência à saúde da população do estado do Rio de Janeiro. O livro conta os fatos que valorizaram a concepção e a implantação do instituto no lugar onde foi construído e busca atualizar a evolução dos modelos de estabelecimentos com a função de laboratórios similares no Brasil.
– Este era um sonho antigo da diretoria, desde que tomou posse, em setembro de 2007. Foi também quando eu entrei no Vital Brazil. E não há como não se apaixonar pela história que este grande cientista fez e pelos frutos que deixou para nós. O prédio do instituto é muito rico em detalhes e em história. Este livro é uma homenagem ao cientista e ao seu filho, que projetou o edifício do instituto, o Álvaro Vital Brazil – afirma Fábio.
Fonte: Vital Brazil