Início Plantão Rio Vítimas da tragédia recebem novos documentos

Vítimas da tragédia recebem novos documentos

O simples recebimento da carteira de identidade significou hoje (25) um recomeço de vida para a aposentada Maria de Lurdes Ferreira. Vítima da tragédia que atingiu a cidade de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, ela perdeu, além da casa e todos os seus documentos, cinco netos, entre eles, uma grávida de cinco meses. Maria de Lurdes foi uma das primeiras a receber a segunda via da carteira de identidade confeccionada gratuitamente para os desabrigados pelas enchentes.

“Esse documento é o recomeço. Perdi cinco netos, minha casa e quase morri. Agora, pelo menos, vou poder dar entrada nos benefícios”, contou à Agência Brasil logo após pegar sua nova identidade no Complexo Esportivo Pedrão, em Teresópolis, onde estão vários desabrigados das enchentes.

De acordo com o presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran), Fernando Avelino, mais de 3 mil pessoas já preencheram o cadastro solicitando novos documentos. Destes, 1.805 já foram confeccionados e começaram a ser entregues hoje, em uma parceira do órgão com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e a Defensoria Pública do Estado.

“A identidade é a grande maioria [das solicitações], até porque as pessoas afetadas em Teresópolis estão nos bairros mais humildes. A segunda via da CNH [carteira de habilitação] e a carteira de identidade de graça só serão fornecidas a quem perdeu seus pertences com a chuva. É importante que elas tenham essa identificação [documentos] para se inserir nos programas sociais, como aluguel social, Bolsa Família, por exemplo”, explicou Avelino.

Fonte: Ag Brasil