Início Plantão Brasil Wikipedia vai abrir escritório no Brasil

Wikipedia vai abrir escritório no Brasil

Wikipedia no Brasil

 

A Wikimedia Foundation vai abrir o primeiro escritório da Wikipedia no Brasil; é o segundo fora dos Estados Unidos, depois da Índia. A paulistana Oona Castro, de 31 anos, foi a escolhida para representar a fundação por aqui após passar por um processo seletivo.

 

 

Contratada como consultora, ela será nomeada diretora após estruturar formalmente o escritório, o que deve ocorrer em até seis meses.

 

 

Por enquanto, Oona ainda está escolhendo a cidade que, provavelmente será São Paulo. Porém, ela também cogita a possibilidade de instalar o escritório no Rio de Janeiro, tendo em vista as atenções geradas por conta da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

 

 

Ao mesmo tempo, Oona começa a montar uma equipe, que terá mais três ou quatro pessoas. Um dos membros já foi selecionado: é Everton Zanella Alvarenga, também conhecido como “Tom”, membro da Wikimedia Brasil e consultor no projeto Wikipédia na Universidade.

 

 

Conforme a consultora, a presença da Wikipedia no Brasil deve ser temporária: inicialmente, não deve passar de dois anos. Nesse período, a fundação terá que cumprir dois objetivos principais: fortalecer a comunidade de editores e aumentar o número de leitores e usuários. “Vamos sistematizar, encaminhar e construir processos que façam a Wikimedia crescer, aumentando a cultura de colaboração”, diz Oona.

 

 

Durante o processo seletivo, Oona precisou responder a seguinte questão: “Por que a comunidade de editores da Wikipédia em português não cresce no Brasil e quais as áreas prioritárias que devemos focar para gerar um crescimento?” Para ela, “no fundo, é uma resposta que ninguém tem. Eu procurei mostrar que provavelmente existem motivos externos para isso, culturais, de hábitos das pessoas na Internet”. Será que, agora, a credibilidade da Wikipedia em português aumenta?

 

Fonte: Site  Adrenaline