Início Plantão Mundo X Cúpula Social do Mercosul

X Cúpula Social do Mercosul

 A abertura oficial da X Cúpula Social do Mercosul acontece nesta terça-feira (14) às 17h30 no Cineteatro Barrageiro, antigo cinema dos operários que construíram a usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), especialmente reformado para receber cerca de 700 lideranças da sociedade civil dos países da América do Sul. A Cúpula Social acontece entre os dias 14 e 16 de dezembro e é promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com redes e plataformas sociais sul-americanas e a Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila).

Ainda no dia 14, das 18h30 às 20h30, acontece a mesa "Integração, Democracia e Desenvolvimento", com a participação de Marilena Chauí (Universidade de São Paulo); Aldo Ferrer (Universidade de Buenos Aires); Gerardo Caetano (Universidade da República/Uruguai); Emir Sader (Universidade Federal Fluminense); Maria Magdalena Rivarola (Instituto Social do Mercosul/Paraguai); e com a coordenação de Hélgio Trindade (Universidade Federal de Integração Latino-America).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros chefes de Estado participam do encerramento da Cúpula, no dia 16, às 19 horas, no Cine Barrageiro. Além das plenárias dos movimentos sociais, estão previstas as seguintes atividades: o Seminário "20 Anos do Mercosul"; a Mesa Redonda "Universidade e Integração"; o lançamento do programa Amizade Sem Fronteiras: a Turma da Mônica no Mercosul; e o lançamento de uma edição especial, em espanhol, do livro "Formação Econômica do Brasil", do economista Celso Furtado.

A programação prevê o debate de temas como perspectivas para a integração sul-americana, ações coordenadas na fronteira, sustentabilidade na Bacia do Prata, parlamento e integração, e segurança alimentar e nutricional no Mercosul, entre outros. As Cúpulas Sociais tiveram início na presidência pro tempore brasileira do Mercosul, em 2006. Desde então, nove edições foram realizadas nos Estados-Partes e, em virtude de sua crescente representatividade, as Cúpulas Sociais foram reconhecidas como evento oficial do Mercosul. Elas constituem um espaço institucional de participação da sociedade civil e ocorrem duas vezes ao ano, sempre durante as reuniões presidenciais do Bloco.

Quando são realizadas no Brasil, as Cúpulas Sociais têm o apoio da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Ministério das Relações Exteriores. As organizações sociais que integram o Conselho Brasileiro do Mercosul Social e Participativo são responsáveis pelo programa e pela indicação das organizações sociais convidadas. Participam da X Cúpula Social do Mercosul redes e plataformas regionais de organizações sociais representativas do movimento sindical, trabalhadores rurais, juventude, mulheres, imigrantes, educação e academia, entre outros.

 

Fonte: Assessoria