A Prefeitura do Rio pretende construir 50 creches na Zona Oeste até o final de 2010, com o apoio do Governo Federal. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes durante a inauguração do novo prédio da Escola Municipal Jornalista Sandro Moreyra, em Bangu. Paes esteve em Brasília ontem quando fechou a parceria com o Ministério da Educação no projeto de construção de creches.
“Estivemos em Brasília com o ministro da Educação, Fernando Haddad, e a boa notícia é que nós conseguimos recursos do governo federal para a construção de 50 novas creches aqui na Zona Oeste, que é um compromisso que a gente assumiu com a população de melhorar muito a educação infantil”, disse o prefeito.
Segundo Paes, as creches serão erguidas em terrenos do município e o Ministério da Educação entrará com parte dos recursos para a construção dos prédios. O prefeito espera iniciar nos próximos meses a construção de algumas unidades.
”Já vamos começar alguma coisa esse ano, mas é claro que não dá para construir 50 creches ainda esse ano, mas está tudo muito bem encaminhado. Uma parte importante é de recurso federal, a maior parte. Esse é um dos principais compromissos do meu governo. Eu já inaugurei algumas creches esse ano e vamos continuar inaugurando, mas quando vem uma ajuda dá para intensificar ainda mais isso”, completou o prefeito.
A secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, disse que as novas creches serão construídas já seguindo o novo modelo de Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), para crianças de três meses a 5 anos e meio. A iniciativa, segundo ela, tira as crianças do pré-escolar das escolas, onde estavam sendo mal atendidas a secretária esperar ter já na próxima semana os locais onde cada uma das 50 creches serão construídas.
“Acredito que no prazo de uma semana teremos a lista dos terrenos, que devem comprovar que pertencem de fato ao município. A Zona Oeste é muito carente de creche. O Governo Federal também vai nos ajudar a capacitar os agentes auxiliares de creche para que eles possam se transformar em educadores infantis. Cada uma dessas creches terá, pelo menos, dez profissionais trabalhando. Serão cerca de 140 vagas em cada creche”, ressaltou a secretária.
Nova Escola Sandro Moreyra
A Escola Municipal Jornalista Sandro Moreyra, entregue hoje, que pegou fogo no último dia 5 de junho, atenderá a 1.441 alunos. Para a construção da escola, a Prefeitura investiu cerca de R$ 8,2 milhões em infraestrutura, equipamentos e na Sala de Saúde. A unidade atenderá alunos do 6º ao 9º anos e do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
"Estou muito feliz hoje. O Rio está em um grande momento. Isso aqui é uma aposta no futuro das nossas crianças e jovens, daqueles que vão construir essa cidade do Rio de Janeiro nos próximos anos. E educação tem sido a nossa prioridade e estamos conseguindo avançar muito e, se Deus quiser, vamos colocar saúde nesse padrão até o fim do ano", afirmou o prefeito, citando a Sala de Saúde construída nessa nova escola.
Em seguida, o prefeito percorreu as instalações da nova unidade, distribuídas por três pavimentos. Ele visitou as 13 salas de aula, a Sala de Leitura, o Laboratório de Ciências, o auditório para 150 pessoas e a Sala de Saúde, onde um profissional da área atenderá aos estudantes, com ações de saúde preventiva e dará orientações sobre a transmissão de doenças e os cuidados básicos com a higiene. O novo espaço também conta com uma quadra poliesportiva coberta, com vestiários, onde os alunos vão praticar as atividades esportivas.
Fonte: Prefeitura do Rio