Início Plantão Barra Elevado do Joá em situação crítica

Elevado do Joá em situação crítica

O Elevado do Joá está em situação critica , com um pilar completamente abalado, segundo denúncia do engenheiro Fernando MacDowell: “O problema do Joá é sério e delicado. É um viaduto que está na UTI  e precisa de cuidados diários para segurar” afirmou ele em entrevista a AIB.

Fernando explica que o Joá tem alto nível de corrosão e que já na segunda gestão do Cesar Maia sofreu uma rearrumação dos pilares e que o problema do Joá vem se arrastando há muitos anos: “Hoje todas juntas de dilatação estão quebrando, a Prefeitura até faz obras botando asfalto para as pessoas não notarem. O Joá precisa de análise sistemática , monitoramento. Com a privatização da ponte Rio Niterói, ela foi salva, solucionando o problema do vão central. Já no Joá todos os cabos originais estão corroídos.  O piso de cima e de baixo foram reforçados na época do Marcelo Alencar, mas tem que ficar de olho. Foram colocadas rochas para proteger pilares e hoje a força do mar joga as pedras nas bases do pilar.Se você  monitora, não é surpreendido. Engenharia tem que encarar e fazer.  É necessário agir logo” alertou Mac Dowell.

O engenheiro entregou vários relatórios do Joá na época para Sansão Pontes (Secretário de Transportes) e nunca foi dada nenhuma satisfação sobre os estudos. Hoje há um portão negando acesso aos pilares até para tirar fotos.

 

Fonte: Tatiana Couto, editora-chefe da AIB