Início Destaque Festival Praia Rio 2023 na Casa de Cultura Laura Alvim e no...

Festival Praia Rio 2023 na Casa de Cultura Laura Alvim e no Parque Garota de Ipanema, com programação gratuita para toda família

Será realizado nos dias 28/09, 29/09, 30/09 e 01/10

O Rio celebra a sua praia. Essa é a proposta do “Festival Praia Rio 2023″, que tem o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Santander Brasil. O festival – que é idealizado pelo criativo carioca Raoul Notrica, produzido pela Dellarte, que comemora 40 anos de sucesso em soluções culturais, e realizado pela Stretto – ainda conta com o programa de recompensas Esfera. É a primeira edição do evento, que vai ocupar Ipanema de 28 de setembro (quinta-feira) a 1º de outubro (domingo), das 10h às 21h30, em dois locais: na icônica Casa de Cultura Laura Alvim e no Parque Garota de Ipanema.

Serão quatro dias com programação gratuita. Na Casa, o público confere todos os dias encontros inusitados sobre a cultura da praia carioca, com bate-papos sobre comportamento, moda, gastronomia, esportes, música e economia, além de uma conversa sobre sustentabilidade, com o tema “Vai dar praia amanhã?”. No andar de cima do casarão, uma exposição 8D interativa sobre o mar ocupará as três salas das galerias e, no fim de tarde, apresentações de bossa-nova do compositor e instrumentista Cecelo Frony e seus convidados, com vista para o pôr do sol de Ipanema.

Dentro do Parque Garota de Ipanema, no sábado e no domingo, mais festival para todas as idades, com muita animação e vista para a praia, em uma feira com curadoria da Junta Local. Aos fins de tarde, além do som das ondas do Arpoador, o evento promove dois shows a cada dia. Como não poderia faltar em uma celebração da praia carioca, as apresentações contam com a presença muito especial de um dos pais da bossa-nova, Roberto Menescal, de Leila Pinheiro e da cantora Mart´nália, além de outros nomes da música brasileira.

Nas areias e nos céus da praia, o público poderá ainda assistir a uma exibição inédita, a cada dia, de pipas artísticas, com um bicampeão mundial brasileiro (Max Cardoso) e de esculturas aéreas com um grande nome internacional, em sua primeira vez no Brasil – Alain Micquiaux.

No final de semana, dentro do Parque Garota de Ipanema, Max Cardoso ainda ministrará oficinas de cataventos para as crianças em dois horários, das 10 às 12h e das 13h às 15h. E as atrações para os pequenos não param por aí. No sábado e no domingo, o bloco Mini Seres do Mar vai estar a postos, a partir das 11h, no Parque, para encantar a garotada em um encontro ao ar livre. No repertório do bloco, que é sucesso entre os pequenos e suas famílias, estão clássicos do cancioneiro infantil e da MPB com a temática marinha. Ao som de sanfonas, violino, sopros e zabumbas, a trupe promete levar todos em uma lúdica e divertida viagem pelos ritmos brasileiros.

“Como agência e produtora carioca há 40 anos, foi muito natural nosso encantamento e construção do conceito do Festival Praia Rio. Celebraremos a praia como um patrimônio dos cariocas. Nossa expectativa é trazer uma programação gratuita, variada e de alta qualidade para toda a família, em espaços acessíveis e democráticos. Queremos também provocar o pensamento crítico sobre a manutenção e preservação das nossas praias, dialogando, em todos os momentos, com o nosso compromisso de sustentabilidade.”, adianta Steffen Dauelsberg, CEO da Dellarte.

“A praia em si é um grande festival. Estava na hora de celebrar isso do jeito certo. O Festival Praia Rio quer desvendar a magia que está por trás da inigualável praia carioca. Este será o primeiro de muitos, o FPR vai entrar para o calendário da cidade”, complementa o criativo Raoul Notrica, idealizador do evento.

Sobre os encontros na Casa de Cultura Laura Alvim

O festival, que homenageia a praia carioca, vai oferecer – gratuitamente – quatro dias de conversas sobre praia, na parte da manhã e da tarde. O local escolhido para abrigar esse “papo de praia” é a icônica Casa de Cultura Laura Alvim, que testemunhou a descoberta da praia pelos cariocas e suas tantas histórias.

Nomes contemporâneos ligados à vida praiana carioca vão comandar a conversa. Como mediadores, especialistas em suas respectivas áreas. Na quinta-feira, fala-se de Economia e Negócios da praia carioca com especialistas da FGV (Fundação Getúlio Vargas), com a mediação de Silvia Finguerut e Manuela Fantinato. Na sexta-feira pela manhã vai ter a ilustríssima presença do escritor e imortal da ABL Ruy Castro, autor de diversos livros-enciclopédias sobre vida carioca, que vai abordar a gênese da bossa-nova, que nasceu na praia, e a história das vidas de Ipanema e Copacabana, narrando causos sobre esse universo. Também na sexta-feira, personagens do esporte, com histórias interessantes da praia carioca, serão apresentadas por Pedro Tinoco, jornalista e autor do recém-lançado livro “A Orla do Rio”.

No sábado, comportamento e beachwear serão os assuntos, com a mediação da conceituada jornalista e autora de “Um Mergulho no Rio – Cem anos de Moda e Comportamento da Praia carioca”, Marcia Disitzer. Ela e suas convidadas vão trazer um panorama geral sobre a influência da praia no comportamento e na moda praiana internacionalmente reconhecida.

No domingo, os participantes refletem sobre o amanhã da praia em um debate com a mediação do especialista e biólogo Ricardo Gomes, responsável por inúmeras iniciativas de preservação e estudos do Instituto Mar Urbano.

“O objetivo é termos um festival que trará não só entretenimento e diversão, mas também um enfoque cultural. Traremos um conteúdo sério, num formato leve de bate-papo, voltado para a elevação das nossas praias como um verdadeiro patrimônio, não só natural, mas cultural e social, inseparável do mais autêntico ‘espírito carioca’”, explica Raoul Notrica.

Durante os quatro dias de festival, o Bistrô da Casa de Cultura Laura Alvim oferecerá em seu cardápio um prato e um drink exclusivos intitulados “Festival Praia Rio”, para o deleite do público.

 

Programação no Parque Garota de Ipanema:

Dia 30 de Setembro (Sábado)

Das 10:00 às 12:00 | Oficina infantil de catavento com Max Cardoso

11:00 | Bloco Mini Seres do Mar

Das 13:00 às 15:00 | Oficina infantil de catavento com Max Cardoso

15:00 | DJ MAM

18:00 | Mart’nália

 

Dia 01 de Outubro (Domingo)

Das 10:00 às 12:00 | Oficina infantil de catavento com Max Cardoso

11:00 | Bloco Mini Seres do Mar

Das 13:00 às 15:00 | Oficina infantil de catavento com Max Cardoso

15:00 | Maíra Freitas e Jazz das Minas

18:00 | Roberto Menescal e Leila Pinheiro

*programação sujeita a alterações

(Endereço do Parque Garota de Ipanema: Avenida Francisco Bhering, 2-224, Arpoador).

Agenda na Casa de Cultura Laura Alvim:

*Entrada sujeita à lotação do espaço

 

Dia 28 de Setembro (Quinta)

Das 10h às 19h | Exposição 8D interativa sobre o mar para toda a família

Das 12:00 às 16:30 | Papos abertos ao público sobre Economia & Negócios da praia com especialistas da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e mediação de Silvia Finguerut e Manuela Fantinato

Das 17h às 19h | Apresentações de bossa nova com Cecelo Frony e seus convidados.

 

Dia 29 de Setembro (Sexta)

Das 10h às 19h | Exposição 8D interativa sobre o mar para toda a família

A partir das 11h | Papo aberto ao público sobre bossa nova e outras histórias de praia com o escritor e imortal Ruy Castro

Das 14:30 às 16:30h | Papos abertos ao público sobre esportes e outros temas da praia carioca mediados por Pedro Tinoco, jornalista e autor do livro recém-lançado “A Orla do Rio”.

Das 17h às 19h | Apresentações de bossa nova com Cecelo Frony e seus convidados.

 

Dia 30 de Setembro (Sábado)

Das 10h às 19h | Exposição 8D interativa sobre o mar para toda a família

Entre 11h e 16:30h | Papos abertos ao público sobre comportamento de praia e beachwear mediados por Marcia Disitzer, jornalista do caderno Ela (O Globo) e autora de “Um Mergulho no Rio – Cem anos”

Das 17h às 19h | Apresentações de bossa nova com Cecelo Frony e seus convidados.

 

Dia 01 de Outubro (Domingo)

Das 10h às 19h | Exposição 8D interativa sobre o mar para toda a família

Entre 11h e 16:30h | “Vai dar praia amanhã?” – debate sobre praia e sustentabilidade mediado pelo biólogo Ricardo Gomes do Instituto Mar Urbano

Das 17h às 19h | Apresentações de bossa nova com Cecelo Frony e seus convidados.

(Endereço Casa de Cultura Laura Alvim: Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema. RJ).

Perfil do evento nas redes sociais: @festivalpraiario