Início Destaque MATSURI: o maior evento Geek do Maranhão acontecerá em outubro!

MATSURI: o maior evento Geek do Maranhão acontecerá em outubro!

Nos dias 14 e 15 de outubro, no Multicenter Negócios e Eventos – Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, será realizado o MATSURI, o maior festival de cultura Geek do Estado do Maranhão. O evento é promovido pela Matsuri Produções, entidade com mais de 15 anos de atuação e realização de eventos nos segmentos Geek, Gamer e Cultura Pop.

O MATSURI é um evento multitemático voltado para o público jovem, que surgiu com a proposta de ampliar a diversidade cultural do nosso Estado através da democratização da cultura Geek e suas variantes, promovendo aos participantes várias atividades artístico-culturais e acadêmicas, como: painéis com convidados especiais e criadores de conteúdo locais, nacionais e internacionais, Desfile Cosplay, Concurso de K-pop, Beco do Artistas, Arena Games, Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale. Além de vários estandes de fora com produtos exclusivos, colecionáveis e muito mais!

Em 2023, o MATSURI realiza sua décima terceira edição do festival com uma programação recheada de atrações de peso como a Yumi Matsuzawa, cantora japonesa oficial dos temas de Cavaleiros do Zodíaco, Nadesico e Bucky e um dos grandes nomes do anisongs (temas de animes) internacional estará no evento para um super show em comemoração aos 30 anos do anime “Os Cavaleiros do Zodíaco” no Brasil, com a participação especial da japonesa Akane, vocal da Savage Genius, cantando sucessos das suas carreiras e covers de animes famosos.
O evento também recebe a presença ilustre da atriz, dubladora e diretora de dublagem Carol Valença. Uma das melhores profissionais do ramo e artista multifacetada com uma lista impressionante de personagens icônicos dublados. Carol já deixou sua marca em séries como La Casa de Papel, filmes como Wakanda Forever, jogos como The Last of Us e League of Legends e claro para várias animações de sucesso como destaque para One Piece.

Junto com ela também iremos receber pela primeira vez no Maranhão, o ator e dublador dono da voz mais marcante e poderosa da dublagem Francisco Jr. Ele deu vida a personagens icônicas das animações e filmes amados pelos fãs, como: Aquaman (Jason Momoa), Falcão (Anthony Mackie), Escanor em Os Sete Pecados Capitais, Sukuna em Jujutsu Kaisen, Hit em Dragon Ball Super, Crocodile em One Piece, Dio Brando em JoJo’s Bizarre Adventure, Gyõmei Himejima em Demon Slayer, Yami Sukehiro em Black Clover, Grimmjow em Bleach e diversos outros.

Outra convidada especial do MATSURI é a estrela das redes sociais e criadora de conteúdo no TikTok, Julia Barni! Ela conquistou mais de 8.5 milhões seguidores na plataforma e estará no Matsuri e pela primeira vez em São Luís.

Na esfera do cosplay estamos recebendo o modelo e cosplayer internacional Taryn, em sua primeira vez no Brasil e com exclusividade para o MATSURI, para um painel sobre sua carreira e participar do júri dos concursos, além dele as influencers digitais e cosplayers maranhenses JuliGeek e Jadna Moreira também atuarão como jurada dos concursos.

Já na área do K-pop e Dorama, desenvolvida em parceira com a Bubble Mix Tea, não deixa a desejar. Com a presença do Lucas Olly, professor de dança, coreógrafo e dançarino oficial da BTS’ Speak Yourself Tour. Lucas também já trabalhou com outros artistas renomados como: AILLE, KARD, ACE e mais. Durante sua passagem no evento ele irá ministrar um workshop especial de K-pop e fará parte do júri no nosso concurso de K-pop. Ainda nesse segmento do evento, vamos receber os influencers e tiktokers Akira que é conhecido por recriar cenas clássicas de doramas; o japonese Cel Hayashi mais conhecido como Jimin do BTS Brasileiro e o Clovis Young, que aborda um conteúdo sobre saúde, estetica e lifestyle.

Durante a programação ainda termos um espaço dedicado a economia criativa e artistas locais, o nosso Beco dos Artistas! Que vai contar a presença ilustre do Paulo Moreira pela primeira vez no Maranhão, o ilustrador e quadrinista paraibano, conhecido por suas tirinhas de humor “Bom Dia Socorro”, é um sucesso na internet sendo notado por famoso como Rihana e Will Smith. Ainda nessa área vamos receber o Digital Artist e Youtuber, Jalex Rosa, com mais de 1,6 milhões de inscritos ele é famoso internacionalmente por seus trabalhos em VFX (efeitos visuais) e pela a série “Criando um trailer de Naruto – LIVE ACTION”, durante o evento ele irá falar um pouco sobre seu trabalho e inspirar outros artistas a seguirem seus sonhos!

Os gamers também terão um espaço especial no Matsuri, a cargo da HardSpace e Arcadian com uma arena recheada de consoles, computadores e VR para todos experimentarem a imersão na realidade virtual. E por falar em imersão o evento, vai disponibilizar espaço instagramveis nunca vistos em São Luís.

E uma coisa que não pode faltar em um bom festival é música! Por isso estamos fomentando juntamente com diversos bairros de São Luis e Imperatriz batalhas de rima focadas no mundo geek, onde os vencedores irão poder ter a chance de acessar o evento gratuitamente e competir na final onde vamos escolher o maior MC Geek do Estado. Depois desse show de criatividade vamos passar o microfone para o maranhense VG BEATS, um dos maiores nomes da cena Rap Geek do Brasil, conhecido por ter uma rima rápida e certeira, com letras motivadoras e empolgantes!

No festival ainda teremos o Ricardo Cruz (Anison LAB) com um repertório recheado de músicas dos animes e tokusatsus mais famosos como Dragon Ball e Jaspion entre outros sucessos! Ricardo Cruz é cantor e compositor e um dos maiores nomes do mercado internacional de cultura pop. Responsável por diversos temas como de Hunter X Hunter, Cavaleiros, Dragon Ball Super e One Punch Man. E é o único membro estrangeiro do grupo japonês JAM Project, uma das maiores bandas de anisongs do mundo.

E claro que estando no Nordeste não podíamos deixar de fora uma das expressões mais fortes da nossa região, o forró. Isso mesmo vamos juntar esse ritmo com a cultura geek junto com Denilson Félix. O sanfoneiro geek mais famoso do mundo vai marcar presença no MATSURI, trazendo várias músicas de animes com aquela pegada de xote.

Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale vai apresentar seu repertorio com musicas de temas dos filmes e desenhos que marcaram gerações que vai emocionar o público! Além disso o evento ainda irá contar com concurso de desenho, workshos de maquiagem artística, origami, roteiro pra quadrinhos, Maid Cafes, Ardarien Swordplay e muito mais. A programação completa e os ingressos para o festival estão disponíveis para venda no através do link na BIO do instagram do evento @matsurima

CONTATO PARA INFORMAÇÕES
[email protected]