Início Destaque Niterói, a cidade número um no franchising fluminense

Niterói, a cidade número um no franchising fluminense

O local figura entre as 30 do Brasil no aumento de operações de franquias; sem capitais, Niterói é a quarta do ranking

Não é de hoje que Niterói destaca-se no sistema franchising. Polo empreendedor do país, a cidade ficou na 17ª colocação dentre 30 cidades do país, inclusive as capitais, no estudo realizado pela Associação Brasileira de Franchising. Cerca de 12 cidades metropolitanas e do interior figuram no seleto grupo. O franchising nacional prevê alta no faturamento de 12% atingindo dois dígitos após alguns anos.
Niterói saiu de 956 empreendimentos no primeiro semestre de 2021 para 1156 no mesmo período deste ano incrementando 20,9% das operações na cidade. À frente do Rio de Janeiro, Niterói melhora sua posição no estudo se retirar as capitais. Entre as 11 cidades do interior, Niterói figura na quinta colocação quebrando a sequencia dos municípios paulistas que são nove dentre as 11 cidades não capitais dos estados.
A força do município pode ser medida na comparação com a média semestral do estado que atingiu alta de 12,7%. Em Niterói, o número foi de 20,9%, 8,2% a mais.  Os seis primeiros meses deste ano foram marcados pela retomada da expansão das franquias no estado do Rio de Janeiro. O faturamento teve alta de 21,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.
A marca Cor & Unha, nascida em Niterói, que completa dez anos de franchising em 2022, é uma das que ilustra o bom desempenho do municipío. Este ano, a rede comandada pela empresária Andrea Rosa, inaugurou duas unidades sendo uma delas na capital paranaense, a segunda fora do estado, e no Icaraí Center Shopping. E prepara a inauguração de mais duas unidades no Rio de Janeiro, uma no Bossa Nova Mall e no Pátio Petrópolis Shopping na cidade serrana. Será quarta inauguração no ano, todas em shopping centers.
“A Cor & Unha traçou um plano de 15 novas unidades e contratos assinados até o final de 2023. Vejo que este ano teremos um desfecho positivo por ser um ano marcado por inflação, juros altos, eleições, temas que geram receio nos interessados em investir. Vamos para mais duas inaugurações, em novembro, aumentando nossa presença no Rio de Janeiro e Niterói. Além destes novos negócios, sublinhamos que alguns franqueados investiram no aumento de suas lojas em virtude da crescente demanda, diz a franqueadora Andréa Rosa.