Início Cultura Valmir Moratelli lança o livro “A invenção da velhice masculina” no Rio

Valmir Moratelli lança o livro “A invenção da velhice masculina” no Rio

A sessão de autógrafos será na Livraria da Travessa, em Ipanema, na Zona Sul da cidade maravilhosa, na terça-feira, dia (26/09), de 18h30 às 21h30

Valmir Moratelli, Jornalista, Escritor, Poeta, Cineasta e Doutor em Comunicação pela PUC-Rio, lança sua mais nova obra, nesta terça-feira, dia (26/09), no Rio de Janeiro.

Valmir Moratelli (Divulgação)

Em “A invenção da velhice masculina: Da antiguidade as séries de streaming, como se formou a ideia do homem idoso”, ele nos leva a refletir sobre o que têm em comum os hieróglifos em tumbas egípcias, as estátuas greco-romanas, o Deus pintado por Michelangelo na Capela Sistina, os traços de Van Gogh ou Portinari e a atuação dos Antônios Pitanga e Fagundes na TV? A representação do que é ser um homem idoso. E essa representação nada mais é do que uma invenção, como é mostrado nesta obra. Tal ideia é um conceito amplo que pode ser interpretado de várias maneiras, dependendo do contexto.

A construção do que se imagina ser um homem idoso é influenciada por uma combinação de fatores culturais e interações sociais, não sendo, portanto, um conceito monolítico ou universal. A invenção da velhice masculina discute a representação do envelhecimento sob perspectiva da masculinidade hegemônica. Ao defender a pluralidade de “velhices” em diferentes sociedades, este livro também apresenta o termo “afrovelhice” para compreender seu efeito divisor sobre os homens.

O livro faz uso de fontes textuais e imagéticas (pinturas, fotografias, esculturas, registros arqueológicos e produções televisivas), nas quais são interpretadas várias expressões artísticas que evidenciam traços civilizatórios na geração de sentidos, emoções e poder. Desde sempre, tudo é imagem.

Entender a criação dos conceitos associados ao envelhecimento é entender melhor a faixa etária que tende a ser majoritária no mundo em poucos anos.

FICHA TÉCNICA:

TÍTULO : A INVENÇAO DA VELHICE MASCULINA: DA ANTIGUIDADE AS SERIES DE STREAMING, COMO SE FORMOU A IDEIA DO HOMEM IDOSO – 1ªED.(2023)

AUTOR : Valmir Moratelli

ISBN : 9786556163666

IDIOMA : Português

ENCADERNAÇÃO : Brochura

FORMATO : 16 x 23

PÁGINAS : 224

ANO DE EDIÇÃO : 2023

EDIÇÃO : 1ª