Início Plantão Rio Vila Olímpica de Ramos oferece aulas de atividades circenses

Vila Olímpica de Ramos oferece aulas de atividades circenses

 

 

 

As proezas dos artistas circenses, que encantam crianças e adultos há mais de quatro mil anos, parecem impossíveis de serem reproduzidas pelos espectadores. Mas não para os alunos das aulas de atividades circenses da Vila Olímpica Parque das Vizinhanças de Ramos, projeto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL).

 

 

As aulas, gratuitas, começaram há sete meses e já atraem a atenção de quem frequenta o parque, principalmente das crianças, que são maioria nas duas turmas. Moradora de Ramos, Giovanna dos Santos, 12 anos, já era frequentadora das aulas de vôlei e handball do local quando se deparou com as lições de circo:

 

 

– Depois de assistir a uma aula por acaso me interessei e fiz a inscrição para participar. Já tinha ido assistir a um espetáculo no circo, mas nunca imaginei que também conseguiria fazer o que vi no picadeiro. Além de aprender várias coisas novas, as aulas me ajudaram muito na escola, pois agora consigo prestar mais atenção na aula.

 

 

O projeto já conta com cerca de 40 alunos, inscritos em duas turmas. As aulas ocorrem duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras, das 9h às 10h e das 14h às 15h. Os alunos aprendem, na prática, malabares – com bola, com clave e com diabolô – , equilibrismo – na perna de pau, no monociclo e no rola-rola – e acrobacias de solo. Todos têm acesso às modalidades e o poder de decidir quais atividades gostariam de treinar mais.

 

 

 

 

Embora a maioria dos alunos seja jovem, qualquer pessoa pode se inscrever nas aulas. Marcelo da Silva Lima, mais conhecido pelo nome artístico de Patrick, o Mágico, é o professor da atividade e conta que o projeto é baseado no circo social:

 

 

– O circo social é sem barreiras. Respeitamos os limites e habilidades de cada um, com todos participando no que se sentirem mais confortáveis. Inclusive dou aulas para um aluno com necessidades especiais. As atividades trabalham a disciplina, a coordenação motora e a autoconfiança dos alunos, levando ensinamentos para outros campos da vida deles.

 

 

O professor planeja incluir oficinas de clown (palhaço) e iniciação ao ilusionismo nos próximos meses. Patrick, que atua profissionalmente com circo há 21 anos, tem planos de levar os alunos para assistir a um espetáculo em um picadeiro profissional.

 

 

Estudante do 7º ano da Escola Municipal Nerval de Gouveia, Kamilly Araújo, 13 anos, frequenta as aulas desde o início e já tem uma atividade preferida: a perna de pau. A jovem também pratica jazz e vôlei na Vila Olímpica do Piscinão de Ramos, mas não via a hora da chegada das atividades circenses ao local, um antigo desejo:

 

 

– Antes mesmo de saber que teríamos aulas de circo aqui eu já queria muito fazer. Cheguei a pesquisar locais que ofereciam as aulas, mas as mensalidades eram muito caras. Fiquei muito feliz ao poder finalmente fazer as aulas de graça, ainda mais com o professor Patrick que, além de ensinar, nos apoia em tudo.

 

 

A Vila Olímpica Parque das Vizinhanças de Ramos é um projeto da SMEL que oferece atividades esportivas para crianças, adolescentes, idosos e adultos moradores das comunidades da vizinhança. O local conta com campo de grama sintética, duas quadras poliesportivas, quadra de areia e um departamento médico, além da sede administrativa e vestiário. No parque são oferecidas 18 modalidades, todas gratuitas, e também realizados eventos com palestras e oficinas.

 

 

Cada aluno pode escolher três modalidades para se inscrever. Uma das prerrogativas para começar a frequentar as atividades, ou continuar frequentando, é que os jovens em idade escolar estejam matriculados e assíduos em alguma unidade escolar.

 

 

– Caso o aluno esteja fora da escola por algum motivo, nós acionamos a nossa equipe multidisciplinar, que conta com pedagoga, assistente social e psicólogo, para garantir que esse jovem seja matriculado e continue frequentando as aulas – explicou o gerente administrativo da Vila Olímpica de Ramos, Elço Júnior.

 

 

Para se inscrever em qualquer uma das 18 atividades oferecidas basta comparecer à administração do Parque de Ramos com os seguintes documentos: declaração de matrícula escolar; comprovante de residência; cópia de identidade/CPF do responsável e próprio (se tiver mais de 18 anos); declaração de escolaridade (a partir dos 18); eletrocardiograma com laudo (a partir de 35 anos); e foto 3×4. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3104-6124 ou pelo Facebook.

 

 

Situada na Avenida Guanabara s/n, a Vila Olímpica funciona de terça a sexta-feira, das 7h às 21h, e, aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 14h.