Início Plantão Rio 5º Jogos Mundiais Militares – Jogos da Paz

5º Jogos Mundiais Militares – Jogos da Paz

Os Jogos da Paz vão reunir mais de 5.500 atletas

O Rio de Janeiro entrou na contagem regressiva para os 5º Jogos Mundiais Militares, primeiro da série de eventos esportivos que o Estado sediará até 2016, e já se mostra pronto para receber os mais de 5.500 atletas, delegados e autoridades de 108 países inscritos. A competição, conhecida como Jogos da Paz, será realizada entre os dias 16 e 24 de julho.

As provas serão disputadas no Maracanãzinho, no Estádio Olímpico João Havelange,  onde acontecerão também a abertura e o encerramento dos Jogos, e no Parque Aquático Maria Lenk. Outros complexos esportivos foram construídos, como as três vilas erguidas para os atletas militares, e alguns servirão para a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Para a secretária de Esportes, Marcia Lins, o calendário esportivo em que o Estado está inserido,  que inclui a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, além de melhorias na infraestrutura, deixará um legado intangível para a população. “Vivemos um momento único no Rio, um verdadeiro cometa esportivo com a realização de grandes eventos e a captação de oportunidades para todo o estado. Nosso atual calendário nos coloca aos olhos do mundo pelos próximos anos. Tudo isso é um somatório de benefícios trazidos pelos grandes eventos internacionais”, afirmou a Marcia Lins.
 
A maior parte das atividades se concentra em Deodoro, na zona norte, onde está instalado o Comitê de Planejamento Operacional. Entre 12 e 28 de julho, quatro funcionários da Secretaria de Transportes se revezarão 24 horas por dia no monitoramento do sistema de modais (barcas, ônibus, trens e metrô) e do tráfego na cidade e nos municípios de Paty do Alferes, Resende e Seropédica, evitando problemas na chegada e partida das delegações.

Equipes dos hospitais Albert Schweitzer e Carlos Chagas estarão a postos para atender a população, assim como policiais militares e civis, que garantirão a segurança, junto aos efetivos das Forças Armadas, no entorno dos estádios e arenas esportivas.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro