Início Plantão Rio Livro mostra como a paz transformou o Alemão

Livro mostra como a paz transformou o Alemão

 

O teleférico do Alemão com um pôr do sol ao fundo. Crianças jogando bola. Soldados das forças de pacificação interagindo com a comunidade. As cenas do cotidiano do Complexo do Alemão podem ser encontradas no livro “Teleférico do Alemão, um ano de conquistas”, lançado na tarde desta sexta-feira (31/08) pela SuperVia, na estação Bonsucesso, com o apoio da Secretaria de Transportes do Rio. Feitas por membros do Fotoclube do Alemão – todos moradores locais -, as fotografias registram quatro momentos muito representativos de transformação da comunidade: a pacificação, a construção do teleférico, o início do funcionamento do meio de transporte e o dia a dia da população.

 

Presente ao evento de lançamento do livro, o secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes, disse que o teleférico do Alemão – com um ano de funcionamento e 3 milhões de passageiros – é um símbolo do resgate da autoestima do Rio.

 

– São três milhões de passageiros e um milhão de sonhos. Esse evento materializa a importância do teleférico e essa possibilidade de aqui, no espaço do teleférico, haver atividades culturais, expressões diversas – afirmou Lopes, ao lado de Wagner Ribeiro, diretor de planejamento da Central Logística, empresa que opera o teleférico.

 

Para o assistente de eventos Alexandre Correa, um dos autores das fotos, é um prazer divulgar o “lado social” da comunidade, que a grande mídia não divulga.

 

– É maravilhoso mostrar o Complexo através do nosso olhar. Minha ideia é que as pessoas que vejam as minhas fotos se sintam dentro da comunidade – disse.

 

Já o fotógrafo Bruno Itan, também autor de fotos e membro do Fotoclube, acredita que as obras revelam o talento dos moradores do Complexo, considerado por ele “um lugar bom de se viver”:

 

– Nosso grande prazer é saber que a iniciativa de moradores gerou frutos. Eu fotografei as obras do teleférico com a minha primeira câmera. É importante ter um olhar poético sobre a comunidade – afirmou.

 

Algumas fotos ficarão expostas no espaço cultural da estação Bonsucesso, até o dia 26 de setembro.

 

Governo do Rio