Início Plantão Mundo Grã-Bretanha apoia redução de gases

Grã-Bretanha apoia redução de gases

O presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio, deputado André Lazaroni (PMDB), que está representando a Alerj na Cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), relatou, nesta sexta-feira (11/12), que muitas posições em prol do desenvolvimento sustentável já foram definidas. De acordo com o parlamentar, no evento que será realizado em Copenhague, na Dinamarca, até o próximo dia 18, a Grã-Bretanha demonstrou apoio à França, que é aliada do Brasil, para a proposta de corte dos gases de efeito estufa emitidos pela Comunidade Europeia em 80%, até o ano 2050, tendo como parâmetro os níveis de 1999.

Para Lazaroni, o fato foi um avanço. "A preocupação tem razão de ser. Hoje em dia são despejadas na atmosfera terrestre 500 bilhões de toneladas de gás carbônico CO2, por ano. Sabem qual a porcentagem desse desatino que cabe aos países ricos? 80%! Isso mesmo: 80%", exaltou o parlamentar.

Lazaroni também manifestou preocupação com países como a Arábia Saudita e algumas pequenas ilhas do Pacífico, que têm posições conservadoras e relutam em tomar atitudes para conter as emissões. Para o deputado, Copenhague será a capital do mundo até o próximo dia 18, quando termina a conferência. Ele observa que a grande preocupação dos dinamarqueses com o tema faz da cidade o local ideal para sediar a COP-15. Lazaroni espera que o resultado da Conferência seja positivo e que todos saiam dela com o objetivo de ajudar o planeta de uma forma diferente da atual.

"Precisamos ir além do Tratado de Kyoto, que está obsoleto. Barack Obama promete ter uma posição progressista. Vamos conferir. O que é certo é que precisamos mudar esse mundo tão maltratado e enfermo em seus mares, rios, riachos, florestas, matas, águas, ares e em sua rica e tão variada fauna", concluiu o peemedebista.

 

Fonte: Alerj