Início Plantão Rio Inaugurada iluminação da Catedral Metropolitana

Inaugurada iluminação da Catedral Metropolitana

A Prefeitura e a Arquidiocese do Rio de Janeiro inauguraram na noite desta sexta-feira, dia 1º de outubro, a nova iluminação monumental com tecnologia LED (Light Emitting Diode) da Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, na Avenida Chile, no Centro. Este é o primeiro projeto de iluminação em LED desenvolvido e instalado pelo Município em um monumento da cidade. O investimento foi de R$ 1,972 milhão.
A cerimônia de inauguração foi realizada no pátio externo da Catedral e contou com a presença do prefeito Eduardo Paes; do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta; do secretário municipal de Conservação de Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório; do presidente da Rioluz, Henrique Pinto; do subprefeito do Centro e Centro Histórico, Thiago Barcellos; e do pároco da Catedral, monsenhor Aroldo Ribeiro; além de convidados.
 
De acordo com o prefeito, a nova iluminação vai deixar a cidade do Rio de Janeiro ainda mais bonita:
– Esse é um lugar especial, onde as pessoas manifestam a sua fé. É também um espaço que marca uma via importante da cidade: a Avenida Chile. Por isso, recuperar a iluminação da Catedral é sem dúvida nenhuma destacar um dos elementos mais incríveis da nossa arquitetura e da paisagem da nossa cidade. Que esse seja só o primeiro passo para muitas iluminações modernas de monumentos no Rio.
 
A nova iluminação, cujo projeto foi desenvolvido pela Rioluz, permite a utilização de 2 mil cores diferentes, através de um sistema informatizado que controla as combinações, alternâncias, velocidade e a programação de dia e hora das projeções. Ao todo, foram utilizados 91 projetores de LED, sendo 52 nos postes que iluminam o corpo principal da igreja, 34 no campanário e cinco para a estátua em homenagem ao Papa João Paulo II. O projeto também incluiu a substituição da antiga iluminação do estacionamento, com a instalação de 151 lâmpadas mais potentes, aumentando a luminosidade no local.
 
Para o arcebispo Dom Orani, a iniciativa destaca também a beleza de uma das avenidas mais importantes do Centro:
 
– Hoje trazemos, com todo esse trabalho e envolvimento da Prefeitura, o resgate de uma história. Essa luz representa para o cristão, além de uma bela ornamentação para a cidade, um sinal da sua missão que é de ser "luz" na sociedade. É um presente para o Rio de Janeiro, para a sociedade e para a nossa história – agradeceu.
 
Segundo o secretário de Conservação, Carlos Roberto Osório, as lâmpadas de LED têm o dobro da vida útil da lâmpada comum, reduzindo em 30% o consumo de energia:
 
– Esse projeto tão importante e significativo para a cidade traz inovação para um dos principais monumentos do Centro do Rio. O que estamos inaugurando aqui hoje é o que há de mais moderno no mundo em termos de iluminação.
 
O último projeto de iluminação da Catedral Metropolitana foi realizado em 1998, para a visita do Papa João Paulo II ao Rio de Janeiro, utilizando iluminação convencional. A Catedral é um dos cinco monumentos mais visitados do Rio e, para garantir um acesso mais iluminado ao local, a Rioluz também refez toda a iluminação da Avenida Chile, instalando 68 luminárias mais potentes e 18 lâmpadas sob o viaduto e a passarela.

Fonte: Prefeitura do Rio