Início Plantão Rio Prefeitura cria APAC de Marechal Hermes e comemora 100 anos do bairro

Prefeitura cria APAC de Marechal Hermes e comemora 100 anos do bairro

Em comemoração aos 100 anos de Marechal Hermes, comemorados nesta quarta-feira (01/05), o prefeito Eduardo Paes publicou decreto que cria a Área de Proteção do Ambiente Cultural (APAC) do bairro. Com 480 mil metros quadrados, a APAC de Marechal Hermes, a primeira grande APAC da Zona Norte, preserva culturalmente o conjunto urbano de um dos bairros históricos mais representativos da cidade.

Para festejar os 100 anos de Marechal Hermes, a Prefeitura do Rio organizou uma programação extensa de atividades durante todo o dia. A festa, que começa às 9h e termina às 20h, terá homenagem aos moradores históricos do bairro, animação infantil, teatro educativo, exposição de fotos, apresentações musicais e blocos carnavalescos. Todas as atividades serão na Praça Quinze de Novembro.

– Promovemos essa festa para atender a um pedido dos moradores e porque o bairro merece. Teremos um dia inteiro de confraternização para quem mora no bairro, e para aqueles que quiserem prestigiar o evento – disse o subprefeito da Zona Norte, André Santos.

Entre as fotos que serão expostas durante o festejo, estão as de Sandra Mael, 61 anos. Ela representou o bairro, em 1971, como miss Marã Tênis Clube – tradicional clube da região – ao concorrer, no Maracanãzinho, ao título de miss Guanabara.

– Foi uma emoção muito grande. Nascida e criada em Marechal Hermes, tenho orgulho de um dia já ter representado meu bairro. Ser miss Marã marcou minha vida. Ainda hoje todos me conhecem pelo título.

Outra moradora que será homenageada no centenário do bairro é a aposentada Marilza Terezinha Nogueira Abreu Fialho, de 75 anos:

– Moro há 65 anos aqui, nasci em Minas e vim para Marechal Hermes aos 10 anos. Esse bairro representa uma grande cidade do interior e é o melhor lugar para se viver. Temos um povo maravilhoso onde todos se conhecem. Mesmo que ganhasse na loteria sozinha não me mudaria daqui.

A criação da APAC de Marechal Hermes comprova a preocupação da Prefeitura do Rio não somente com prédios históricos e monumentos notáveis, mas também com a preservação de conjuntos urbanos representativos da cidade. O plano de gestão da APAC será elaborado em 180 dias e gerido pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IPRH) – órgão da prefeitura responsável pelo patrimônio cultural e histórico da cidade. Até então, as únicas áreas protegidas na Zona Norte eram o entorno dos colégios Militar e Baptista, na Tijuca, e o entorno da Fábrica Confiança, em Vila Isabel.

Presidente do IRPH, Washington Fajardo destaca que a APAC de Marechal Hermes faz parte do processo de valorização da cidade:

– Nossa gestão está sempre preocupada em olhar os diferentes pontos da cidade com a mesma qualidade. Marechal Hermes surgiu num período da formação da República, quando o Brasil vivia um momento otimista, focado em diminuir as desigualdades e dar mais qualidade de vida para a população. É um bairro muito popular e de muita qualidade. Foi pensado com inteligência, com arquitetura e espaços públicos projetados e totalmente conectado com a malha de transportes públicos. É uma região que facilmente identificamos o valor do ambiente cultural, um espaço construído harmônico

Com a APAC, uma série de imóveis do bairro ganhou a classificação de Bem Preservado. Desta forma, ficam preservadas as características originais dos acabamentos, vãos, elementos decorativos e arquitetônicos e a escala, volumetria e morfologia das fachadas e coberturas desses imóveis. Os imóveis que estejam em bom estado poderão solicitar a isenção de IPTU.

Marechal Hermes começou a ser projetado e executado, em 1911, e foi inaugurado, em 1913, com traços de arquitetura eclética. Foi o primeiro bairro operário e o terceiro planejado do Brasil. Área estritamente residencial, a região nasceu com uma ampla rede de serviços públicos como escolas e hospitais e foi idealizado pelo então presidente da república, Marechal Hermes da Fonseca, preocupado com a carência de moradias populares.

Outro morador que garante não sair do bairro por nada é o funcionário público Jorge Ferreira do Valle, 59 anos:
– Moro em Marechal desde que nasci e não troco esse lugar por nenhum outro. É um bairro histórico do Rio e é muito bom ser morador daqui. A maior parte dos meus familiares mora aqui, meus sobrinhos são cria desse lugar.

 

Prefeitura do Rio