Início Plantão Rio Senac inaugura restaurante-escola na Câmara

Senac inaugura restaurante-escola na Câmara

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) inaugurou um restaurante-escola na Câmara dos Deputados. A unidade faz parte da parceria firmada com a Câmara para explorar algumas das unidades de alimentação da Casa no programa de formação profissional da entidade.

O presidente da Câmara, Michel Temer, que participou da solenidade de inauguração, acredita que a unidade instalada no 10º andar do anexo 4 da Câmara, vai se tornar um centro de excelência para a formação de profissionais que trabalham em restaurantes. Ele lembrou que o Senac investiu R$ 1,5 milhão na readequação do local.

O presidente do Sistema CNC/Sesc/Senac, Antonio Oliveira Santos, explicou que a unidade vai formar 55o profissionais por ano como garçons, cozinheiros e ajudantes de cozinha. Ele destacou, como um dos pontos importantes do projeto, a prioridade para a participação de estudantes pobres, que, muitas vezes, não tem oportunidade de qualificação.

Atualmente, o Senac já é responsável pelo cafezinho do Plenário Ulysses Guimarães e por duas lanchonetes. Na nova unidade, localizada no 10º andar do anexo 4, haverá, além dos serviços de alimentação, atividades culturais, como exposições e apresentações artísticas.

Emprego garantido
Nas unidades exploradas pelo Senac, os alunos não recebem gorjeta ou taxa de serviços (10%). Antes de começarem a prática, passam por 400 horas de aula teórica. Eles ganham uma bolsa, que inclui auxílio para transporte e alimentação, o uniforme e o material didático. Segundo informações do Senac, todos os alunos já saem dos cursos com emprego garantido.

 

Fonte: Agência Câmara